Em 2012 o Talismã participou com a produção de alimentos orgânicos para eventos da EMBRAPA CLIMA TEMPERADO

Evento sobre agroecologia e alimentos limpos

 Patês Talismã acompanhando pães integrais de Gisa Monte

Patês Talismã acompanhando pães integrais de Gisa e quitutes de Regina e Graciela do Armazém Ecológico

Em 23 de maio de 2012: Encontro de agroecologia do Coletivo Hortas nas Escolas, acadêmic@s de História, Geografia, Oceanografia, Biologia com Tomás Castell e de Educação Ambiental com Cleusa Peralta Castell

?????????????????

?????????????????

?????????????????

Os coletivos formados por estudantes das universidades de Rio Grande e Pelotas, bem como os vinculados a projetos de educação ambiental junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG, o PPGEA, estiveram assiduamente presentes em diversos eventos no Talismã. A aprendizagem coletiva, transitiva, permanente traz o tempo todo, a esperança da emancipação no campo e na cidade. Os bebês do coletivo hortas anunciam que a agroecologia veio para ficar e tem um olhar para as gerações futuras.

Formação em agroecologia – Curso Técnico em Meio Ambiente 3 de dezembro/2011

Em parceria com Flávio Souza da Costa, Tomás Castell recebeu um grupo de técnicos em meio ambiente – SMEC/Rio Grande. O grupo participou de minicurso sobre agroecologia e sobre o projeto de recuperação ambiental do Sítio Talismã. Como é o costume, a culinária orgânica do sítio (Gisa Monte) também esteve presente.

minicurso meio ambiente

visita guiada às hortas orgânicas

Formação em agroecologia 30 de outubro – rede ARPASUL

O Sítio Talismã recebeu dia 30 de outubro/2011, integrantes das feiras ecológicas de Pelotas, vinculados(as) à Associação Regional de Produtores Agroecologistas da Região Sul – ARPASUL, para workshop sobre produção de alimentos orgânicos.

O minicurso, ministrado por Tomás Castell, faz parte do programa de formação permanente dos(as) produtores(as) agroecologistas da metade sul (assistência técnica do CAPA) que participam das feiras ecológicas da ARPASUL.  Visite as feiras!

Sítio Talismã participa da Feira da D. Joaquim aos sábados em Pelotas, pela manhã.

Feiras e lojas ecológicas da região

Rio Grande

Feira Ecológica da FURG (Universidade Federal do Rio GRande, RS) – quartas e sextas pela manhã no Campus Carreiros, em frente ao Centro de Convivências.

Pelotas
Cooperativa Sul Ecológica
Rua Br. de Santa Tecla, 510 – segunda a sexta, em horário comercial                                                                                                                                Taba Ecológica – Armazém de produtos orgânicos – Anchieta 1592, horário comercial
Teia Ecológica –  Praça Coronel Pedro Osório, 63 – segunda a sexta, horário comercial
Feira Ecológica da Dom Joaquim –  Avenida D. Joaquim com av. República do Líbano – manhãs de sábado

Feira Ecológica da Bento Gonçalves –  Av. Bento Gonçalves com a rua Barroso –  manhãs de terças-feiras
Feira Ecológica da Duque de Caxias – Av. Duque de Caxias, em frente a  Igreja  São   José – manhãs de sábado Feira Ecológica do Mercado Central – Largo Edmar Fetter – centro, as quintas-feiras.

Patês Talismã na Feira D. Joaquim

São Lourenço do Sul
Feira Itinerante do Grupo Agroecológico Prado Novo  – terças-feiras das 7 às 12h
Feira Ecológica na Praça Dedé Serpa – Centro em frente à Praça – manhãs de sábado

Morro Redondo
Feira Ecológica do Município
Final da Av. Jacarandá, ao lado do bando Sicredi – manhãs de terças

Canguçu
Feira Ecológica Associação ARPA-Sul
Rua Maria M. Bento, entre Osório e Gen. Câmara – manhãs de quintas

PARA INFORMAÇÕES SOBRE FEIRAS NA METADE SUL, VISITE TAMBÉM O SITE DO CAPA  E MOVIMENTO AGROECOLÓGICO, VISITE TAMBÉM O BLOG DO CEA
Visite o blog da UNAIC  PARTICIPE DA FEIRA ESTADUAL DE SEMENTES CRIOULAS EM CANGUÇU/RS

__________________________________________________

O SÍTIO TALISMÃ ABRE VISITAÇÃO  

 GUIADA E CAFÉ ECOLÓGICO PARA GRUPOS 

(Mediante agendamento prévio)

 AGENDA EM ABERTO – AGUARDAMOS SEU CONTATO!  

    • Áreas  de  lazer
    • Mata nativa preservada
    • Um agroecossistema de 5 hectares  de proteção ambiental;
    • Produção de horta orgânica concebida a partir dos princípios da permacultura e da biodinâmica;
    • Reciclagem da matéria orgânica produzida como forma de recuperação do solo;
    • Aumento da diversidade de mudas medicinais e aromáticas: hortaliças, flores, ervas e árvores;

ALIMENTAÇÃO ECOLÓGICA

Além da visita guiada, também oferecemos (opcional):

Lanche ecológico, com  produtos da nossa panificação integral e patês e geleias produzidas a partir de  hortaliças e frutas de nossas hortas e pomares.

AGENDAMENTO DE GRUPOS PARA VISITAÇÃO E LANCHES ECOLÓGICOS (53) 99495555  PELO E-MAIL: sitiotalisma@yahoo.com.br

ESPAÇO PEDAGÓGICO E CULTURAL

  • Espaços para meditação, yoga, teatro e atividades psicofísicas.
  • Oficinas de Teatro-Fórum (BOAL) direcionadas a grupos que interagem com as comunidades rurais e movimentos sociais. Coordenação Grupo ChÁ de AleCriM (Carolina Peralta Flores).

O SÍTIO TALISMÃ ESTÁ DE MUDANÇA…

E nosso blog está em processo de atualização devido à migração do Sítio agroecológico Talismã da cidade de Rio Grande para Três Corôas/ RS.

Enquanto nossa nova sede vai tomando forma, nas páginas desse blog tem um bom apanhado da história do Sítio Agroecológico Talismã desde o início do nosso projeto na cidade de Rio Grande até aqui!

IMG_0057Continuamos trabalhando na terra e com a terra – e os primeiros frutos já começaram a ser colhidos. Logo alimentaremos nossas páginas com fotos do Sítio Talismã da Serra e informações atualizadas.

Para esse ano (2014), aguardem nossas pastas de ervas aromáticas (os famosos “patês” ou “pastinhas” – produto natural cultivado  SEM AGROTÓXICO) na feira da BIONAT!

Tomás Castell e Cleusa Peralta Castell com Moura, um portal de entrada para a Mata Atlântica, em Três Coroas, RS.

 

Os novos proprietários são Teresa Bento e Luciano Figueiredo.

Uma breve apresentação:

20130511_171147

Teresa Bento 

Formada no curso de Educação Física pelo IPA ( Instituto Porto Alegre), trabalhou na área por 18 anos em diversas cidades, como Rio Grande, Bagé e Caxias do Sul, retornando para Rio Grande em 2004, onde começou a fazer cursos na área de Alimentação Vegetariana e de Terapias Complementares. Atualmente trabalha como Terapêuta Ayurveda, utilizando práticas voltadas ao bem estar e a  valorização do indivíduo como um ser interligado ao ambiente natural.

    Luciano Figueiredo

 Graduado como Administrador de Empresas em curso iniciado na FURG e concluído na UCS – Caxias do Sul. Possui experiência profissional no setor de Logística e Economia. Atualmente é Corretor de Imóveis e participa do curso de Graduação em Gestão Ambiental da FURG – Universidade Federal do Rio Grande, onde colabora em projetos de estudo sobre a dispersão da exótica Pinnus Elliottii no Parque Nacional Lagoa do Peixe (Mostardas-RS) e estudos inciais sobre formas de manejo que reduzam o risco de incêndios de grande proporções, como o recente, na Estação Ecológica do Taim e áreas similares.

 

 O vídeo abaixo, mostra um pouco da nossa história pregressa no ambiente estuarino costeiro. Em breve estaremos trazendo a  proposta do novo Sítio Talismã da Serra, pelo qual somos responsáveis, agora, localizado em Três Coroas, no ambiente circunvizinho à Mata Atlântica. Do litoral à serra gaúcha, nosso Talismã seguirá seu caminho, buscando a recuperação da terra e a produção de alimentos limpos. Muito obrigada pelo apoio d@s amig@s nessa difícil e maravilhosa fase de transição! Obrigada aos novos proprietários por entenderem nossa proposta agroecológica e por seu amor incondicional à Gaia.

Família Talismã

 

PRODUÇÃO DE PATÊS DE ERVAS AROMÁTICAS

DIRETO DA HORTA ECOLÓGICA AO CAFÉ DA MANHÃ:

Alimentos saudáveis processados a partir da colheita direta da horta orgânica – resgate do sabor original e das propriedades nutricionais e medicinais das plantas:

• Do manjericão fresco à elaboração do Pesto Talismã;
• Da combinação de sete ervas aromáticas da estação à criação exclusiva Talismã do Patê de Ervas Finas, também adotado pela clientela como um tempero completo, altamente aromático;
• Da soja orgânica ao requintado Requeijão de Alho Poró;
• Das ervas e legumes aos diversos patês: Brócolis, Cenoura, Beterraba e Mostarda;
• Das frutas da época aos doces e geléias livres de conservantes e aditivos químicos.

VOCÊ ENCONTRA NOSSOS PRODUTOS NA TABA ECOLÓGICA: Rua Padre Anchieta, 1592, Pelotas, RS (53) 41411241;

NA FEIRA DO PRODUTOR EM RIO GRANDE (sábados pela manhã) no Cassino, em Rio Grande, RS. com Gisa Monte (53) 91093901

EM PORTO ALEGRE com Caru Peralta  (51) 97837612 e Tati Flores (51) 91239829

PESTO DE MANJERICÃO ORGÂNICO COM CASTANHA DE CAJU. DE NOSSA HORTA, O MANJERICÃO FRESCO É MUITO MAIS AROMÁTICO E SABOROSO POR SER ORGÂNICO. EXPERIMENTE, ALÉM DA “PASTA AL PESTO” SIMPLESMENTE PÃO COM PESTO OU PESTO NA BATATA.

PATÊ ERVAS FINAS – COMBINAÇÃO DE 7 ERVAS ORGÂNICAS DA ESTAÇÃO. TAMBÉM APRECIADO COMO TEMPERO COMPLETO PARA FINALIZAR PRATOS REQUINTADOS. MAS COM PÃO INTEGRAL É PERFEITO!

UM DOS NOSSOS PRODUTOS MAIS APRECIADOS! NOSSA ALTERNATIVA VEGAN AO REQUEIJÃO CONVENCIONAL: SEM LACTOSE, SEM GLÚTEN! MUITO SABOR COM TODAS AS PROPRIEDADES DO ALHO PORÓ!

PATÊ DE BRÓCOLIS ORGÂNICO, SABOR INCONFUNDÍVEL DE UMA DAS “FLORES” MAIS NUTRITIVAS DE NOSSA HORTA!

PATÊ DE CENOURA: ALTERNATIVA PARA QUEM APRECIA O SABOR SUAVE – ATENÇÃO MAMÃES E PAPAIS: SANDUBA COM PATÊ CENOURA PARA O LANCHE DAS SUAS CRIANÇAS INDIGO E CRISTAL !

PATÊ DE BETERRABA: NATURALMENTE ADOCICADO. OUTRA ALTERNATIVA PARA O SANDUBA DA GALERINHA! COMBINADO COM O PATÊ DE CENOURA E DE MOSTARDA PODE-SE CRIAR LINDOS CANAPÉS!

PATÊ DE MOSTARDA: É PROCESSADO COM A FOLHA DA MOSTARDA FRESCA, COM UM SABOR LEVEMENTE PICANTE E REFRESCANTE. PARA PALADARES APURADOS.

SE VOCÊ QUER INFORMAÇÕES OU DESEJA UMA TELE-ENTREGA, ENTRE EM CONTATO CONOSCO POR E-MAIL(sitiotalisma@yahoo.com.br) OU LIGUE AGORA!  (PORTO ALEGRE) para Carolina ou  (51) 97837612  Tatiana  (51) 91239829

Caru Peralta e nossos patês na BIONAT EXPO

PÃO-COM-PATÊ: simples assim.

 

PATÊ-COM-PÃO

JÁ FAZ TEMPO…MAS VALEU! SÍTIO TALISMÃ NA BIONAT 2011 EM PORTO ALEGRE

Stand do Sítio Talismã na BIONAT EXPO – a família!

Anselmo Kanaan, ágente de comercialização do Talismã em Porto Alegre

_______________________________________________________________________________

Aconteceu no Sítio Talismã:

Minicurso: Princípios em agroecologia e biodinâmica

Os(as) acadêmicos(as) de Biologia da FURG participaram do minicurso sobre agroecologia e alimentação ecológica no SÍTIO TALISMÃ dia 29 de setembro, ministrado por Helga Maria Hech e  Tomás Castell.

A atividade fez parte da XIII Jornada Biológica,  de 26 a 30 de setembro – promovida pelo centro acadêmico dos estudantes de biologia da FURG, com o tema: “Ano internacional das florestas, ajude a preservar nossa riqueza”.
Blog: http://cabiofurg.blogspot.com/search/label/CABIO

________________________________________

O Sítio serviu lanches ecológicos na EMBRAPA – Clima temperado em Pelotas em dois eventos:

Workshop Processos de Avaliação da Sustentabilidade em Agroecossistemas Familiares –  30 e 31 de agosto e

Seminário Agrobiodiversidade e Segurança Alimentar – 1 de setembro.

Foram servidos alimentos orgânicos em sintonia com as temáticas de sustentabilidade e segurança alimentar

_________________________________________________________________________________________________________

Grupo Chá de Alecrim desenvolve atividade junto ao projeto “Territórios da Cidadania: um espaço “aberto” para a participação das mulheres” do CESAP-SC

Nos dias 12 e 13/04 o Grupo de Teatro Interativo – Chá de Alecrim (Programa TEIAS\ Proexc\FURG)desenvolveu atividades, em parceria com o Centro de Elaborações Assessoria e Desenvolvimento de Projetos (CESAP-SC) e com a SempreViva Organização Feminista (SOF-SP). O Teatro do Oprimido foi a ferramenta pedagógica para o encontro de cerca de trinta mulheres rurais, integrantes da setorial de mulheres do Território da Cidadania Zona Sul. Tais mulheres tem se envolvido diretamente nas discussões territoriais, especialmente buscando problematizar o trabalho exercido pelas mulheres rurais para o desenvolvimento da região, uma vez que ainda há grande invisibilidade do papel produtivo e reprodutivos das mulheres. A performance de Teatro-Fórum será: “A Cigarra e a Formiga: da fábula à realidade do campo em tempos de empoderamento feminino”. A Direção é de Cleusa Peralta Castell e de Carolina Peralta Flores.  A criação coletiva, cenário e figurino é do elenco: Mara César, Cristiane Faria Ferreira, Wesley Conrado e Carolina Peralta Flores (Curinga). As atividades ocorreram no Sítio Talismã, referência em agroecologia e na Pousada Beija-Flor, ambos localizados no Povo Novo em Rio Grande. Maiores informações Cíntia Barenho, educadora da SOF contato: cintia.barenho@gmail.comou (51) 99520081/81623307 e Cleusa Peralta Castell, Arte-educadora e educadora ambiental contato: sitiotalisma@yahoo.com.br

Mulheres

Grupo de Mulheres Rurais – Territórios Zona Sul

Carolina

Teatro interativo: mediação das intervenções das mulheres pela Curinga


Oficina no Sítio Talismã

ENCONTRO TERRITORIAL GRUPO DE MOBILIZAÇÃO DE MULHERES ZONA SUL

SÍTIO TALISMÃ EM NOVEMBRO DE 2010

Degustação das delícias (orgânicas) Talismã

Sítio Talismã – Saída de campo

Grupo de Mobilização de Mulheres reunidas no Sítio Talismã

A culinária ecológica do Sítio Talismã foi destaque no evento, proporcionando oficinas de aromas e sabores. As participantes assistiram a um minicurso sobre a alimentação vegetariana a partir do Caminho do Princípio Único (Fundamentos da Macrobiótica Zen).

Encontro preparatório para a formulação de metas prioritárias para o Plano Nacional do Territórios da Cidadania. O evento foi coordenado por Cintia Barenho – SOF cintia.barenho@gmail.com, reunindo 26 mulheres oriundas de diversos grupos vinculados aos movimentos sociais do campo: Quilombolas, mulheres artesãs rurais, mulheres pescadoras artesãs (Redeiras),   ARPASUL, agricultoras familiares do Território Zona Sul.

A temática central do evento foi a AGROECOLOGIA. O Sítio Talismã proporcionou ao Grupo a vivência de seu ambiente de hortas permaculturais e cultivos orgânicos, sob a consultoria de Tomás Castell.

CURSOS REALIZADOS EM 2010:

CURSO BASICO DE AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO DE ALIMENTOS LIVRES DE AGROTOXICOS DATAS: 11 e 12 de dezembro de 2010 (sabado e domingo) VER PROGRAMA EM: CURSOS DE AGROECOLOGIA:

yacon

Colheita do Yacon orgânico no Sítio Talismã

Agrotóxicos no Brasil Notícia publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA): “Agrotóxicos que apresentam alto risco para a saúde da população são utilizados, no Brasil, sem levar em consideração a existência ou não de autorização do Governo Federal para o uso em determinado alimento, segundo dados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) divulgados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Em quinze das vinte culturas analisadas foram encontrados, de forma irregular, ingredientes ativos em processo de reavaliação toxicológica junto à ANVISA, devido aos efeitos negativos desses agrotóxicos na saúde dos trabalhadores rurais e dos consumidores. Nas análises observou-se uma grande quantidade de amostras de pepino e pimentão contaminadas com endossulfan; de cebola e cenoura contaminados com acefato; e pimentão, tomate, alface e cebola contaminados com metamidofós. Essas três substâncias, que já são proibidas na União Européia e nos Estados Unidos, começaram a ser reavaliadas pela ANVISA e têm recomendação de banimento do Brasil. Mas há pressões do setor agrícola para manter esses três produtos no Brasil, mesmo após serem retirados de forma voluntária em outros países.” Existem outros alimentos que estão na lista dos mais contaminados por agrotóxicos: banana, maçã, mamão, morango, batata inglesa e tomate. A melhor medida a ser adotada seria a utilização exclusiva de produtos ecológicos (orgânicos), que são aqueles que não recebem tratamento químico em nenhuma etapa, desde a produção até a distribuição. Existem atualmente diversos pontos de venda destes produtos. Quando isso não for possível, seria interessante: evitar os alimentos mais contaminados, comprar sempre alimentos da época, de origem conhecida e preferencialmente produzidos próximos ao local em que se vive. Geralmente estes produtos são aqueles com menor preço de venda ao consumidor. Além disso, quando se utiliza alimentos da agricultura convencional (não orgânicos), deve-se lavar bem e retirar cascas e folhas externas. Esses cuidados podem reduzir os resíduos de agrotóxicos presentes na superfície dos alimentos. Sonia Cristina Prazeres Guaita ayurveda & nutrição CRN-2 6225 ______________________________________________ A importancia do LIMÃO na Ayurveda Em ayurveda (medicina indiana), diz-se que onde há limão não se desenvolvem doenças. E isso porque em um organismo saudável, os desequilíbrios desaparecem de forma natural, através do seu próprio poder de auto-cura e regeneração. O limão auxilia o organismo no restabelecimento do seu equilíbrio natural. Enquanto dormimos, o organismo está realizando uma desintoxicação geral. No período da manhã, há a finalização desse processo e para isso um copo de água morna com limão funciona bem. Na ciência ocidental, descobriu-se que a manutenção do equilíbrio ácido-básico é um dos determinantes de uma boa saúde. Sendo assim, quanto mais alimentos básicos (alcalinos) ingerimos, melhor. As frutas são alimentos que ajudam a tornar o organismo alcalino e o limão, apesar de ser uma fruta ácida, depois de ingerido torna-se básico. E ao contrário do que se pensa, limão não causa gastrite e úlceras, pelo contrário: pode ajudar no tratamento dessas doenças. O limão possui alta concentração de ácido cítrico, que reduz o crescimento de bactérias e fungos. O ácido cítrico também auxilia na fixação de cálcio, ferro e magnésio. Por isso pode ajudar a prevenir osteoporose, anemias e melhorar a vitalidade. Também segundo o ayurveda, o limão auxilia na manutenção do agni (poder digestivo) do organismo. Em nutrição funcional, sabe-se que a partir de uma boa digestão, mantemos as mucosas intestinais íntegras e garantimos a eliminação de substâncias inúteis ao organismo, a absorção e a reabsorção de nutrientes, além da produção de algumas vitaminas do complexo B. Em medicina tradicional chinesa, um intestino saudável determina bom funcionamento cerebral, vitalidade e bom humor. Então, vamos à recomendação: todas as manhãs, ao acordar, espremer 1 limão com as próprias mãos, completar o copo com água morna e beber em jejum. Eventualmente, quando não se puder ingerir nesse horário, pode-se fazê-lo em um outro momento do dia. É interessante lembrar de lavar bem as mãos após manipular o limão. Para quem vive na cidade, utilizar preferencialmente limão verde, de produção ecológica. Mas quem puder plantar um limoeiro, melhor ainda. Sônia Cristina Prazeres Guaita: Ayurveda & Nutrição CRN-2 6225 <luaceleste@hotmail.com> ______________________________________________ PROGRAMAS ANTERIORES/ CURSOS REALIZADOS: XII JORNADA BIOLOGICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE, RS O Sitio Talismã esteve presente nesse evento, promovido pelo Diretorio Academico de Biologia. Agradecemos ao Marcelo e à Leticia pela oportunidade. Dias 6 e 7 de outubro de 2010: Minicurso no Sitio Talismã: Agroecologia e Emancipação Alimentar e palestra de Tomás Castell no Centro de Eventos dos Meninos do Mar, Rio Grande, RS.

cartaz de divulgação

DIVULGAÇÃO

WORKSHOP DIA 19 DE JUNHO!

YOGA E ALIMENTAÇÃO ORGÂNICA – O CAMINHO DO PRINCÍPIO ÚNICO

O Sítio Talismã, há seis anos vem produzindo alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos. A equipe do sítio tem realizado sistematicamente, um trabalho pedagógico que mostra o seu processo de produção, desde a recuperação e preparo da terra até a colheita e industrialização artesanal de seus produtos, bem como a sua comercialização na rede de consumidores ecológicos.

Neste workshop, a alimentação foi enfocada a partir de um princípio único, integral, que contempla a conexão humana com as diferentes manifestações da energia da vida. Para isto, preparamos um trabalho teórico-prático que busca no Yoga a complementaridade com a alimentação natural.

LOCAL: SÍTIO TALISMÃ (BR 392, km 37,5) DATA: Sábado, 19 de junho/2010

EQUIPE TALISMÃ DE FACILITADORES: Cleusa Castell e Gisa Monte – Culinária ecológica Samuel Pinheiro – Yoga Tomás Castell – Agroecologia

Med. Vet. Anselmo Kanaãn

Anselmo Kanaãn ministrando o Curso de Ervas Medicinais

Curso Ervas Medicinais

Oficina de culinária com plantas funcionais

ENCONTRO DESIGN DE UM SISTEMA PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: O SÍTIO TALISMÃ – De 22 a 24 de abril de 2010 Os pesquisadores do Programa INSYDE, Wilhelm Walgenbach, Cleusa Peralta Castell e Tomás Castell. com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG e do Núcleo Trilha da Vida do Laboratório de Educação Ambiental da UNIVALI, realizamos um encontro de 22 a 24 de abril no Sítio Talismã. O programa geral foi: Sitio Talismã: Um Lugar Agroecólogico como um Núcleo e Modelo para a Intermediação entre Sistemas de Pequena, Media e Grande Escalas. 1. Perspectivas para nossa cooperação no futuro (Grupo de Pesquisa Inter e Transdisciplinar – Programa INSYDE/PPGEA/FURG/TRILHA DA VIDA/SITIO TALISMÃ) 2. Acesso a um espaço de investigação em agricultura familiar local, direcionado à Educação Ambiental numa perspectiva agroecológica- Hortas do Conhecimento Ecológico: Sítio Talismã e Trilha da Vida 3. Pesquisa sobre Sistemas de tecnologias regenerativas (alternativas) compatíveis com a base agroecológica 4. Desenvolvimento de Experimentos Epistemológicos mediadores da aprendizagem sobre a integração entre o sistema agroecológico e o sistema tecnológico 5. Desenho de modelos agroecológicos possíveis: Projeções para Sistemas Regionais em Grande Escala Nossa sugestão foi a de  especificar este programa de forma participativa, consecutivamente. Nósdesenvolvemos este programa a partir de uma interação entre teoria e prática. Também acatamos as contribuições e sugestões para este evento. A principal atividade foi no dia 22 de abril (quinta-feira às 9: horas) e as demais atividades tiveram lugar nos dois dias subseqüentes. CURSO HORTAS URBANAS 2010: AGROECOLOGIA E EMANCIPAÇÃO ALIMENTAR PERÍODO: de 20 de março a 03 de abril de 2010 MINISTRANTE: Tomás Castell PARCERIAS: ARMAZÉM ECOLÓGICO/SÍTIO TALISMÃ VISITE NOSSA PÁGINA: CURSOS DE AGROECOLOGIA

Feira do Produtor - dez 2007

Feira do Produtor – dez 2007

“Nossa contribuição poderá ser em relação à produção de alimentos limpos e saudáveis e o fato de agregarmos valor a estes com a nossa cozinha intuitiva, uma padaria e mini-agroendústria, dando seus primeiros passos. Outra contribuição será em relação à criação de uma referência – um pólo demonstrativo de produção orgânica, permacultural, biodinâmica e natural em nossa região estuarino-lagunar. Há produtores orgânicos na região, mas não desenham seus módulos com a complexidade e biodiversidade com que criamos nossos microclimas. Esta integração de culturas agroecológicas tem caracterizado nosso trabalho, bem como a influência da parte pedagógica, baseada na educação estética.”

Cleusa Peralta

teste

O Sítio Talismã surgiu há pouco mais de seis anos e  o seu nascimento esteve vinculado ao Programa Costa Sul ¹. Participando também na consultoria e articulação do Programa.

A partir de dezembro de 2006, começou a participar de uma feira de produtores que se concentra todas as quartas-feiras na Universidade Federal do Rio Grande. E em 2007 ganhou espaço também na Feira do Produtor que ocorre todos os sábados no Balneário Cassino.

Autodenomina-se um sítio agroecológico. Seus produtos são hortifrutigranjeiros variados, pães integrais, doces, geléias, patês, pestos, e outros de acordo com a época do ano. Todos sem a utilização de agrotóxicos. E a sua produção é de acordo com a demanda das feiras em que participa.

Com o término do financiamento governamental pela participação em um projeto anterior, o Sítio Talismã buscou um espaço para a comercialização de seus produtos na comunidade. Os espaços são ainda pequenos e com grande capacidade de expansão.

Tem nas pessoas envolvidas da manutenção do sítio, o seu maior destaque positivo. Todas se consideram envolvidas pela filosofia que abraçaram. E por isso trabalham iguais, sem quaisquer pretensões de estabelecer diferenças trabalhistas. Estimulam entre si um sentimento gregário e de profundo respeito.

Atualmente já participa de grupo de agricultores e técnicos, vinculado ao NEMA (Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental).  Busca  estabelecer o cooperativismo com outros pequenos produtores rurais. Isso se concretizou recentemente com a adesão do sítio ao grupo Taba Ecológica da cidade de Pelotas, situado va Rua Anchieta 1592, próximo ao Grande Hotel.  Tomás Castell é, ainda, consultor em agroecologia da FURG (Projeto Hortas Urbanas e Periurbanas NUDESE/FURG).

___________________________________________________________

1 Programa Costa Sul é vinculado a Universidade Federal do Rio Grande e tem por propósito contribuir pararestauração da qualidade ambiental e produtividade da pesca no estuário da Lagoa dos Patos (Rio Grande Sul) como uma base para recuperação econômica das comunidades litorâneas.